(51) 3225-5900 Seg - Sex 08:30 - 18:00 R. Riachuelo, 1098 - 601 - Centro Histórico Porto Alegre - RS
Central de Atendimento
(51) 3225-5900
Assistência SULSEG
Solicite Cotação Automóvel

Porque é importante ter um Seguro Residencial e suas principais coberturas

Sua casa (seja na cidade, campo, praia ou serra) é o lugar onde você e sua família ficam mais seguros. E por isso mesmo, é fundamental que esse(s) patrimônio(s) esteja(m) também seguro(s). Essa segurança só é totalmente alcançada através de um seguro residencial, tanto do prédio/construção, como dos bens que vocês protegem com tanto apreço dentro de casa.

Como você deve saber, o seguro residencial visa indenizar ou reembolsar o segurado pelos prejuízos que tiver em consequência direta de um dos riscos previstos e cobertos pelo seguro, observando-se as coberturas contratadas e estabelecidas na apólice, as importâncias seguradas, franquias e participações mínimas obrigatórias.

Esse Seguro Residencial é direcionado à proteção da residência do Segurado (habitual ou de veraneio), construída em alvenaria (de regra, admitindo-se variações conforme permissões das seguradoras), com telhas incombustíveis. Em caso de apartamento ou residências localizadas em condomínios fechados, também compõe o imóvel as partes comuns, na proporção da quota-parte do condômino segurado.

As coberturas básicas e obrigatórias do Seguro Residencial são as relativas a Incêndio, Raio (dentro do terreno do imóvel), Explosão de qualquer natureza. A partir dessa base segurada, e conforme regramento de cada seguradora (podem apresentar coberturas adicionais distintas), diversas outras possibilidades de coberturas podem ser agregadas ao seguro, aumentando significativamente a garantia do segurado. Abaixo destacamos algumas dessas coberturas adicionais possíveis:

a)      Vendaval, Ciclone, Tornado, Granizo e Impacto de Veículos de Terceiros.

Garante a reposição dos seus bens em caso de ventos fortes ou chuva de granizo, que podem danificar sua casa e o que estiver dentro dela.

b)     Despesas de Aluguel

Esta cobertura é dependente da ocorrência de sinistro amparado pelas coberturas principais do seguro: Incêndio. Raio e Explosão, Vendaval, Ciclone, Tornado, Granizo e Impacto de Veículos de Terceiros e Quedas de Aeronaves, garantindo ao Segurado, quando proprietário do Imóvel, o valor do aluguel que deixar de receber ou o pagamento de aluguel e encargos legais, caso ele tenha que alugar um outro imóvel semelhante para morar, até que o seu seja reparado e possa voltar a ocupá-lo. O prazo máximo de pagamento do aluguel pelo seguro é de 6 meses, sendo o valor pago mensalmente e limitado a 1/6 (um sexto) da importância segurada.

c)     Danos Elétricos

Também possuem cobertura nesses seguros os danos materiais causados somente às partes elétricas de quaisquer equipamentos eletroeletrônicos da residência por variação anormal de tensão, curto-circuito, arco voltaico, calor gerado acidentalmente por eletricidade, descargas elétricas, eletricidade estática ou qualquer outro fenômeno de natureza elétrica.

d)   Quebra de Vidros

Uma quebra acidental de vidros e espelhos instalados fixa e permanentemente em paredes, janelas, portas e divisórias da residência também possuem cobertura através do seguro residencial.

e)    Responsabilidade Civil Familiar

Garante danos causados a terceiros pelo segurado, por qualquer pessoa que more com ele ou empregados domésticos e até os danos corporais causados por seus animais de estimação, por exemplo. Também existe a opção de contratar a cobertura de Danos Morais, decorrente de danos materiais e/ou corporais causados a terceiros, efetivamente indenizados na cobertura de Responsabilidade Civil Familiar.

f) Pagamento de condomínio por Desemprego e Morte Acidental

Em caso de desemprego de alguém que mora em sua casa, a cobertura prevê o pagamento de até três condomínios para o segurado. E em caso de morte acidental do segurado, a cobertura estabelece uma indenização fixa* de R$ 5.000,00 para seu(s) beneficiário(s).

g)     Subtração de Bens

Condição adicional que garante perdas e danos dos bens que estão na casa do segurado, em caso de o mesmo ser vítima de assalto.

 

Existem ainda outras diversas coberturas que podem ser contratadas e “moldadas” ao interesse do segurado, inclusive algumas cuja possibilidade está prevista em uma modalidade denominada Seguro Residência Premium*, na qual é possível contratar inclusive cobertura para joias e relógios, objetos e obras de arte, danos a jardins, dentre outras. Para isso, é essencial expor e avaliar conosco suas necessidades, de modo que possamos customizar o melhor produto para garantir sua tranquilidade e segurança.

Seguro de Conteúdo

Por fim, mas não menos importante do que o Seguro Residencial regular, do imóvel em si (estrutura), é muito importante que o patrimônio que compõe sua residência internamente esteja protegido. Nosso lar normalmente possui uma série de equipamentos, pertences pessoais, móveis, roupas, louças, cristais, eletrodomésticos e eletroeletrônicos que ao sofrerem danos decorrentes de um incêndio, por exemplo, nos provocam transtornos e dissabores que sequer conseguimos imaginar, muitas vezes.

Assim, além do seguro residencial em si, devemos analisar sempre a contratação de um seguro de conteúdo, que visa a preservação desses bens.

Esse seguro, como visto acima, visa proteger o patrimônio interno da residência, por exemplo móveis, roupas, louças, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e demais utensílios domésticos. Aparelhos eletrônicos (de som, de imagem e de informática) igualmente estão inclusos nessa cobertura.

Esses bens deverão ser relacionados por ocasião da contratação do seguro ou informados – por escrito – quando adquiridos posteriormente, para que a indenização atinja o seu valor real, conforme regra a ser observada por cada seguradora em seus produtos.

Como visto acima, não há dúvida acerca da importância do Seguro Residencial (do imóvel e de conteúdo) e o benefício que podemos ter tendo nosso patrimônio protegido e resguardado através dessa modalidade.

Ambos os seguros (de estrutura e de conteúdo) podem ser contratados individualmente, ou de forma concomitante.

Além disso, a contratação de um Seguro Residencial e/ou de Conteúdo assegura ao contratante/segurado uma série de benefícios e serviços adicionais, tais como reparos hidráulicos, reparos elétricos, serviço de chaveiro, reparos em linha branca de eletrodomésticos, reversão de gás para fogão, dentre outros (que podem sofrer variações de acréscimos de possibilidades dependendo do tipo de seguro contratado) que as seguradoras oferecem aos seus segurados.

Sendo assim, não perca tempo e não deixe seu patrimônio desprotegido!

Faça seu Seguro Residencial e garanta todas as proteções que destacamos acima, além de diversas outras vantagens que ser um segurado Sulseg pode lhe trazer! Clique aqui e solicite sua cotação e aproveite as vantagens de contratar esse seguro com a SULSEG, uma corretora de seguros com mais de 45 anos de atuação no mercado segurador do Rio Grande do Sul que oferece aos seus clientes soluções nos mais diversos ramos de seguros, tais como Automóvel, Vida, Residencial, Empresarial, Garantia e Garantia Judicial, dentre outros, sempre em parceria com seguradoras sólidas e reconhecidas pelo mercado.

* (coberturas adicionais possível de serem contratadas na Seguradora Porto Seguro)

Sobre o Autor

A SULSEG é uma corretora de seguros com mais de 45 anos de atuação no mercado segurador do Rio Grande do Sul, oferecendo aos seus clientes soluções nos mais diversos ramos de seguros, tais como Automóvel, Vida, Residencial, Empresarial, Garantia e Garantia Judicial, dentre outros, sempre em parceria com seguradoras sólidas e reconhecidas pelo mercado.

Deixe seu comentário!

Últimas Notícias

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional
01/11/2019
Responsabilidade Civil e o Seguro Riscos de Engenharia: proteção contra danos causados às obras civis em razão de outras obras realizadas
15/10/2019
Seguro Clínicas Veterinárias e Pet Shops
30/09/2019
Sulseg: nossos diferenciais e porque contratar conosco
13/09/2019
O que você não sabia sobre as coberturas do seguro automóvel e outras vantagens
03/09/2019

Olá, como podemos ajudá-lo? Envie-nos uma mensagem agora para obter ajuda.

Fale Conosco