(51) 3225-5900 Seg - Sex 08:30 - 18:00 R. Riachuelo, 1098 - 601 - Centro Histórico Porto Alegre - RS
Central de Atendimento
(51) 3225-5900
Assistência SULSEG
Solicite Cotação Automóvel

Profissionais das mais diversas áreas, ao exercerem suas atividades, podem causar danos e/ou prejuízos involuntários a terceiros.

A questão da responsabilidade civil está presente em toda a atividade humana. E a modalidade de seguro denominada Seguro de Responsabilidade Civil Profissional visa proteger os profissionais (em especial o profissional liberal) de reclamações por eventuais danos ocorridos a terceiros a partir da sua atuação. Muito difundido no âmbito da advocacia e dos profissionais médicos, é perfeitamente aplicável a engenheiros, odontólogos, corretores de seguro, dentre outros profissionais com as características de atuação liberal.

Essa modalidade de seguro visa, então, proteger os profissionais segurados em caso de reclamações judiciais, proporcionando cobertura por eventuais problemas advindos de seus atos ou omissões, resultantes de negligência, imprudência ou imperícia e eventuais reflexos de tais circunstâncias ao profissional (ou escritório) envolvido.

Por outro lado, mesmo eventuais atos sem culpa podem causar prejuízos a outras pessoas e afetar o patrimônio das mesmas, especialmente porque os desdobramentos de um eventual acidente são difíceis de prever. E nesta linha também entra a cobertura do seguro de responsabilidade civil profissional, ou seja, como uma forma deste profissional manter-se resguardado dos reflexos que esses eventuais transtornos podem ocasionar.

Bastante difundido no âmbito dos escritórios de advocacia, advogados individuais e profissionais médicos, é uma modalidade de seguro que ganha relevância em nosso país na medida em que cada vez os profissionais são confrontados com uma responsabilidade acrescida e uma atitude mais reivindicativa por parte dos consumidores/clientes. Veja-se que a atuação desses profissionais (e os consequentes reflexos da mesma) estão sujeitas às disposições do Código Civil e do próprio Código de Defesa do Consumidor, o que, em uma época em que cada vez mais as pessoas alegam judicialmente questões acerca da atuação do profissional, assegura a importância desse seguro.

Possui como coberturas básicas (obrigatórias e/ou comuns à diversas seguradoras):

  • Responsabilidade Civil Profissional – decorrente de negligência, imperícia ou imprudência;
  • Dano moral – resultante de risco coberto pelo seguro, bem como difamação, calúnia e injúria;
  • Honorários advocatícios e custas judiciais – relacionados ao processo e à defesa do segurado;
  • Ato doloso de funcionários – resultante de fraude ou desonestidade praticada por empregado;
  • Extravio, furto, roubo de documentos – pelos quais o segurado seja legalmente responsável;
  • Reclamações administrativas perante entidades de classe (dependendo da seguradora);
  • Custos de defesa administrativa, civil e criminal (dependendo da seguradora).

É possível ainda contratar algumas coberturas opcionais, que variam de acordo com cada seguradora e o produto oferecido:

  • Comparecimento a Tribunal ou Câmara de arbitragem;
  • Propriedade intelectual;
  • Cobertura adicional para poluição;
  • Crime eletrônico.

Responsabilidade Civil para área Médica

Para os profissionais da área Médica, há produtos bastante particularizados e específicos, com coberturas e condições especialmente estruturadas para tais atividades.

Com variações de modulação e coberturas dependendo da seguradora com a qual for contratado, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para o segmento Médico protege o patrimônio do segurado caso este seja responsabilizado pelo pagamento de alguma indenização por seus atos e/ou omissões. Poderá ser contratado por Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Fonoaudiólogos e profissões similares, inexistindo, de regra, restrições decorrentes de tempo de experiência profissional.

Ainda, é possível a contratação de produto específico que garante a segurança dos profissionais da área médica com extensão para além do ressarcimento de eventuais indenizações e/ou custeio de despesas com defesa (seguro padrão para o seguimento), incluindo então apoio jurídico especializado na esfera médica para as defesas realizadas, suporte de “gestão de crise”, plantão jurídico permanente, acompanhamento de peritos especialistas, dentre outras condições de suporte e amparo ao profissional segurado.

Mas é preciso ter cuidado e buscar o suporte ideal do corretor de seguros especialista no assunto, para que a segurança e preservação do profissional médico seja efetiva e não acabe por se transformar em um problema ainda maior, quando eventualmente haja necessidade de utilização deste produto.

Enfim, como visto o seguro de Responsabilidade Civil Profissional, para os ramos de atividade expostos no artigo, é um dos produtos em seguro mais relevantes atualmente no país.

Conte com a Sulseg

Faça uma avaliação: você possui seguro para seu automóvel hoje? Ele realmente atende suas necessidades? Protege efetivamente seu patrimônio? Você está se beneficiando das vantagens oferecidas por sua seguradora? Se você não o possui, já é hora de fazer um?

Nossa missão é garantir a sua segurança e tranquilidade! Conheça mais sobre nossos produtos e faça a cotação aqui, acesse o link Cotação Sulseg e deixa com a gente!

Para mais informações entre em contato conosco pelo número da Central de Atendimento (51) 3225-5900Assistência SULSEG (51) 9.9121-0536 ou pelo e-mail sulseg@sulseg.com.br.

Encontre-nos na R. Riachuelo, 1098 – 601 – Centro histórico Porto Alegre – RS.

Sobre o Autor

A SULSEG é uma corretora de seguros com mais de 45 anos de atuação no mercado segurador do Rio Grande do Sul, oferecendo aos seus clientes soluções nos mais diversos ramos de seguros, tais como Automóvel, Vida, Residencial, Empresarial, Garantia e Garantia Judicial, dentre outros, sempre em parceria com seguradoras sólidas e reconhecidas pelo mercado.

Deixe seu comentário!

Últimas Notícias

Responsabilidade Civil e o Seguro Riscos de Engenharia: proteção contra danos causados às obras civis em razão de outras obras realizadas
15/10/2019
Seguro Clínicas Veterinárias e Pet Shops
30/09/2019
Sulseg: nossos diferenciais e porque contratar conosco
13/09/2019
O que você não sabia sobre as coberturas do seguro automóvel e outras vantagens
03/09/2019
Seguro Residencial: porque contratar com a Sulseg
27/08/2019

Olá, como podemos ajudá-lo? Envie-nos uma mensagem agora para obter ajuda.

Fale Conosco